30 de mar de 2012

1º Encontro regional de estudantes de Engenharia Florestal

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de Maio, a ABEEF Amazônia, junto ao CAEF e ao PET-Florestal, estará realizando o 1º Encontro Regional de Estudantes de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA - Campus de Belém).


          Nos últimos anos, vimos que foram criados vários cursos de Engenharia Florestal na Região Norte do país, segundo os dados do INEP de 2010, há 12 cursos de Engenharia Florestal na Região em 11 Instituições de Ensino Superior(Ver Tabela Abaixo), sendo que em 2012, já existem na UFRA, mais 2 cursos criados nos Campus de Paragominas e Parauapébas, e está em andamento a construção do campus de Capanema, onde há previsão de abrir mais um curso de Engenharia Florestal.

Instituição
Sigla
Localização
UEA
Manaus e Itacoatiara/AM
UFAM
Manaus/AM
UFRA
Belém/PA
UFPA
Altamira/PA
UERR
São João da Baliza/RR
UFAC
Rio Branco e Cruz. SulAC
UFT
Gurupi/TO
FARO
Porto Velho/RO
UNIR
Rolim de Moura/RO
IMMES
Macapá/AP
UFOPA
Santarém/PA
 
Fonte: http://www.florestal.gov.br/snif/ensino-e-pesquisa-florestal/graduacao

Se procurarmos por mais dados relacionados, veremos que isso não acontece apenas na Região Norte, no geral, há vários cursos de Engenharia Florestal sendo criados em todo o Brasil, e por isso as regiões vêem a necessidade de discutir sobre os rumos que a Engenharia Florestal vem tomando e principalmente onde nós, estudantes, estamos inseridos nesse processo de expansão, pois a cada ano, mais profissionais da área estão sendo formados. Por isso, esse ano a ABEEF vem construindo vários encontros regionais em todo o Brasil, com objetivo de:

  • Ampliar o debate da Formação Profissional para além da universidade;
  • Saber onde a Engenharia Florestal está inserida e qual o seu papel na região;
  • Estender os conhecimentos da Academia às questões da sociedade na qual estamos inseridos;
  • Discutir sobre os Grandes projetos Colocados para a Amazônia;
  • Promover espaços sobre os desafios do profissional de ciências agrárias;
  • Pensar nossa região segundo a realidade na qual estamos inseridos;
  • Proporcionar a integração entre os estudantes de Engenharia Florestal da Amazônia;
  • Apresentar a ABEEF para as Universidades da região onde o grupo ainda não existe.
          Diante desses Objetivos, teremos vários espaços, mesas redondas, oficinas, grupos de discussão e vivências, onde serão abordados temas relacionados a Economia Verde,  Código Florestal, Extensão Universitaria, Apresentação de Trabalhos científicos, Mulheres na Engenharia Florestal, Movimentos Sociais, Agroecologia, Universidade e Sociedade, Movimento Estudantil, entre Vários Outros.

       Além disso, dentro deste encontro, teremos o nosso Conselho regional da ABEEF, onde será discutido a situação da associação na nossa região, e principalmente, como iremos garantir a participação da região norte no nosso 41º CONGRESSO BRASILEIRO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL (CBEEF), que acontecerá em Brasilia no periodo de 24 de julho a 2 de Agosto de 2012.

      Estudantes de Engenharia Florestal da Amazônia, NÃO PODEMOS FICAR FORA DESSE EVENTO. Contamos com a Participação de TODOS!



Centro Acadêmico de Engenharia Florestal
Coordenação de Comunicação e Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário